Translate it!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Conversa e Histórias - Círio, um pouco da nossa cultura -

  Helena - yo!! ^^

Bell - Hei lindos, como vocês estão???

Okane - Olá #^^#

Helena - Ninos, hoje nós temos uma postagem interessante pra vocês, quem visita o nosso blog de outros estados não deve saber, porém, no Pará, no mês de outubro nós temos o Círio de Nazaré.

Okane - É bom, você que não é catolico, ler essa postagem, por que ela esclarece algumas coisas ^~

Bell - Bem, o círio que no caso foi ontem, é uma celebração/festa/celebração á N. Senhora de Nazaré e ao menino Jesus

Helena - Ai você pensa, aqueles que já conhecem e não são católicos, "mas eles não citam Jesus" e blablabla...mas, o que você não prestou atenção é que, no colo de Maria, na imagem, está Jesus..

Okane - Já ouvi, muitas pessoas dizerem "ah, vocês catolicos param a cidade pra festejar uma imagem ou inves de Deus, Jesus..." Bem, na verdade não estamos celebrando só á ela, como a Lena explicou... u.u


Bell - No primeiro final de semana do mês de outubro, acontece a transladação que é uma "pequena prévia" do círio e no domingo, acontece o círio mesmo.

Helena - As pessoas vão de um ponto ao outro da cidade, uma pequena volta, levando a imagem em uma berlinda...


Bell - Por serem vários promesseiros e devotos, se torna um pouco lento...ela sai sete horas da manhã de um ponto e as vezes chega 3hrs da tarde no outro....o percurso não é pequeno, porém, também não é grande... xD


Okane - Eu fico triste, com as pessoas que a desrespeitam e reclamam do círio, sinceramente, tá certo, você que não é católico não gosta dessas coisas de imagens e etc, mas, veja só, no círio, você está homenageando a sua mãe...


Helena - Isso mesmo, Maria, representa AS NOSSAS MÃES, ela sofreu tanto...imagina como é perder um filho daquela maneira!! Uma mãe sofre bastante....isso, de certo modo é preconceito, quando dizem que Maria não era ninguém...principalmente pras mulheres..


Bell - Além do mais, não é uma adoração á Maria, muitos católicos dizem que "adoram á Maria", mas, está errado essa afirmação....por que, nós apenas á agradecemos, dizemos obrigado por ela ter colocado no mundo o filho e te-lo criado de uma maneira boa, você não acha que ela merece depois de tudo?


Okane - Pense bem... u.u


Helena - Bem, os romeiros seguram a corda durante um pequeno percuso...
Bell - É muita gente segurando....


Okane - Nós somos católicos, a Mary é gótica, mas ama o círio né Bell?


Bell - Sim, as vezes nem parece que ela é gótica colocando uma fitinha no braço ^^


Helena - Mas, o Hiromi é Evangélico.... apesar de tudo, ele não tem esse desrespeito que muitos tem...


Bell - dessa eu não sabia, não era os evangélicos que não gostavam de gls??? o.O


Okane - kk' pra você ver.... ^^'


Helena - Então galera, é isso, espero que esse post tenha feito você refletir um pouco e tirar aquela ideia que te impuzeram da cabeça... ^^ o Círio é uma festa religiosa que para toda a cidade de Belém do Pará.


Okane - bjus


Bell - Até a proxxima!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação ^~